Realizando um sonho!

Direi do Senhor: Ele é meu Deus, meu refúgio e minha fortaleza, e nEle confiarei. Meu amor... Nunca trocamos um olhar... mas posso sentir o seu coração! Nunca senti o toque delicado da sua pele... Mas sinto a sutileza de sua vida a cada minuto! Nunca ouvi o doce da sua voz... mas para nós palavras não são necessárias! Nunca me beijaste... Mas sinto entre nós uma ligação eterna e tão profunda que é inutil tentar descrevê-la! Sonho com o dia que irei segura-lo em meus braços, te dar todo o meu carinho e finalmente conhecer o seu sorriso...

quarta-feira, 6 de junho de 2012


Quando o seio fica vazando sem parar

Escrito para o BabyCenter Brasil

O que é? 

Quando se está amamentando, é normal que os seios fiquem vazando leite -- ou até espirrem. Mas o fato de ser um fenômeno normal não quer dizer que ele seja menos constrangedor e irritante. Para algumas mulheres, isso nem chega a acontecer. Para outras, um dos seios sempre vaza durante a mamada -- o bebê mama em um, e o outro fica pingando leite. Isso ocorre principalmente de manhã. 
O fato de sofrer com o vazamento constante de leite não tem nenhuma relação com a quantidade de leite materno que a mulher produz. Muitas mulheres que produzem bastante leite não têm nenhum tipo de vazamento. 

Qual é a causa? 

Seus seios podem vazar quando ficarem cheios demais, ou quando o leite descer por reflexo -- por exemplo quando algum outro bebê começa a chorar, quando você pensa no seu filho ou enquanto o amamenta (o seio que não está sendo usado vaza). 

Há como evitar? 

Não há nenhum método garantido para evitar que os vazamentos aconteçam; o melhor jeito é evitar que as mamas fiquem cheias demais, e a solução para isso é dar de mamar ao bebê ou ordenhar o leite. Se você estiver produzindo bastante leite, amamente seu filho sempre que ele pedir e experimente posições diferentes para amamentar. Logo você e seu bebê chegarão a um ritmo que funcione para os dois. 

Não dá para controlar o vazamento, mas dá para prevê-lo e minimizar as consequências. Se um seio sempre vaza quando o bebê mama no outro, coloque uma fralda de pano ou um absorvente para seios dentro do sutiã antes de começar a dar de mamar. Você pode usar também conchas de plástico, que podem ser esvaziadas e lavadas. 
Se você tiver que ordenhar o excesso, pode armazenar o leite para quando não estiver em casa, ou até fazer doações para um banco de leite. 

Quando você estiver na rua, com ou sem o bebê, sempre leve na bolsa uma blusa limpa e absorventes para seios. Tente usar estampas que disfarcem um eventual vazamento de leite. Caso você sinta o leite descendo na hora errada, pode tentar cruzar os braços e se dar um abraço, pressionando o seio. Talvez funcione para conter o vazamento. 

Quando o absorvente para seios ficar molhado, troque-o, para evitar a proliferação de bactérias. Tenha vários sutiãs, porque vai ser inevitável lavá-los com frequência -- eles costumam ficar com cheiro de azedo. 

Quanto tempo isso vai durar? 

Os vazamentos são mais frequentes nas primeiras semanas de amamentação, quando seu corpo ainda está definindo a produção ideal para o bebê. Para muitas mulheres, o incômodo desaparece completamente até o bebê completar 2 meses. A mama "aprende" a só produzir leite quando o bebê for mamar. 

Posso continuar amamentando normalmente? 

Sim. Quanto mais você der de mamar, menos seus seios vão vazar. 

Nenhum comentário: