Realizando um sonho!

Direi do Senhor: Ele é meu Deus, meu refúgio e minha fortaleza, e nEle confiarei. Meu amor... Nunca trocamos um olhar... mas posso sentir o seu coração! Nunca senti o toque delicado da sua pele... Mas sinto a sutileza de sua vida a cada minuto! Nunca ouvi o doce da sua voz... mas para nós palavras não são necessárias! Nunca me beijaste... Mas sinto entre nós uma ligação eterna e tão profunda que é inutil tentar descrevê-la! Sonho com o dia que irei segura-lo em meus braços, te dar todo o meu carinho e finalmente conhecer o seu sorriso...

sábado, 27 de agosto de 2011

Desenvolvimento fetal - 04 semanas de gravidez


Desenvolvimento fetal - 04 semanas de gravidez

Escrito para o BabyCenter Brasil
O aglomerado de células -- agora chamado embrião -- que está crescendo dentro do seu útero é do tamanho de um caroço de maçã. Ele se divide em camadas, que mais tarde vão formar órgãos e tecidos.

O tubo neural -- a partir de onde vão brotar o cérebro, a espinha dorsal, a medula espinhal e os nervos -- se desenvolve na camada superior. O coração e o sistema circulatório começam a aparecer na camada do meio. Ao mesmo tempo, já estão funcionando uma primeira versão da placenta -- as vilosidades coriônicas --, e o cordão umbilical, que leva nutrientes e oxigênio para o bebê. 

Se você ainda não confirmou a gravidez, pode fazer um teste de farmácia ou um exame de sangue para detectar a presença do hormônio da gravidez, o BhCG. Há também outros sinais que mostram que você pode estar grávida



Consulte nossa calculadora da gravidez para descobrir para quando é o seu bebê. Assim que você confirmar a gravidez, é bom marcar uma consulta com o ginecologista ou obstetra. Um bom acompanhamento no pré-natal é uma das melhores formas de garantir a sua saúde e a do seu bebê durante a gravidez. 


• Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito - mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga. 

Gravidez - 4ª semana

Seu bebê
Esta é uma semana de grandes transformações. Pode-se dizer que foi dada a largada para a maravilhosa jornada da gravidez. Para começo de conversa, seu futuro bebê é oficialmente um embrião. A cabeça e a porção caudal se fundem e, a partir de agora, todos os órgãos do corpo dele estão preparados para se desenvolver. O cordão umbilical e a placenta continuam se formando e o cérebro começa a se configurar. Desde a semana anterior, suas estruturas iniciais são capazes de fazer a entrega de oxigênio e nutrientes para o embrião. Ele agora tem tudo do que precisa para crescer: alimento, proteção e, é claro, muito amor.



Sua gravidez
Você esperava a chegada da menstruação para esta semana? Se ela atrasou, é o primeiro sinal de que está grávida. Por fora, seu corpo não dará pistas visíveis de mudança, mas por dentro, já há grandes transformações. Enjoos matinais podem surgir, devido ao aumento de progesterona e de estrógeno. Apesar do desconforto, isso significa que a gravidez começou bem. Um simples teste de farmácia pode acabar com a incerteza. Confirmada a gravidez, inicie imediatamente o pré-natal, a rotina de exames para avaliar como está sua gestação. É uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas e resolver eventuais problemas. Aproveite também para checar seu peso e confirmar se você está acima ou abaixo do limite considerado saudável. Assim, saberá o quanto pode engordar nos próximos nove meses.



Gravidez - 4ª semana


o Bebê

Peso:<1g
Comprimento:0.2mm
Frequência cardiaca: Não tem

O seu bebé é agora um embrião.
O saco amniótico começa a formar-se bem como o saco de Yoke (que posteriormente irá formar o tubo digestivo do bebé)
A placenta começa a formar-se onde se deu a implantação, o sangue da sua corrente sanguínea passará para a placenta.

a Mamãe
Nesta altura se fizer um teste de gravidez, o resultado será positivo.
Poderá começar a sentir alguns sintomas da gravidez (enjoos,alterações de humor, etc.)
Contudo o melhor será falar disso com o seu médico/a, pois alguns desses sintomas também ocorrem no periodo pré menstrual!
Nesta altura deverá tomar vitaminas, consumir muito cálcio (encontrará nos vegetais e no leite e seus derivados),extremamente necessários para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes do bebé!
Quantidades de ferro também devem ser tomadas para ajudar no desenvolvimento dele.
Tentar assegurar que a sua dieta tem uma quantidade adequada de vitaminas. Em particular, ácido fólico é muito importante para reduzir o risco de defeitos no tubo neural (cabeça, coluna vertebral e estruturas relacionadas).


sábado, 20 de agosto de 2011

Desenvolvimento fetal - 03 semanas de gravidez


Desenvolvimento fetal - 03 semanas de gravidez

Escrito para o BabyCenter Brasil
Será que já tem alguma coisa acontecendo dentro do útero? Na verdade, muita! Neste momento, seu futuro bebê é uma minúscula bolinha formada por centenas de células que se multiplicam freneticamente. Quando essa bola de células (chamada blastocisto) se assentar em seu útero, a parte dela que se transformará na placenta vai começar a produzir o hormônio da gravidez (gonadotrofina coriônica humana, hCG). Veja mais detalhes na figura abaixo. 

Esse hormônio avisa aos ovários para pararem de liberar óvulos e provoca um aumento da produção de estrogênio e progesterona (que impedem o útero de "descascar" sua parede e estimulam o crescimento da placenta). O hCG é também o hormônio que leva aos testes de gravidez positivos. 


Gravidez - 3ª semana

o Bebê

Peso:<1g
Comprimento:0.150mm.Frequência cardiaca: Não existe

Parabéns está grávida!

O ovo fecundado começa a dividir-se em duas partes,descendo das tormpas de falópio para o Utero

Quando alcança o Utero,é uma bola com 32 celulas, que vai procurar implantar-se nas suas paredes.

No final da semana o ovo coloca-se na parede exterior do Utero. O seu nome agora designa-se por "blastocisto ou embrião ", praticamente oco e a começar a encher-se de um fluido. Quase Invisivel,dentro do seu Utero.



a Mamãe
Quando a concepção ocorre, o nosso corpo liberta uma substância que nos protege de tratar o bebé como se fosse um corpo estranho.

Após o embrião se ter implantado vai libertar hormonas, para que o seu corpo fique preparado. Assim que faltar o seu primeiro periodo.

É possivel que perca algum sangue quando o embrião for instalar-se no Utero.

Possivelmente não irá notar mudanças significativas no seu corpo.




Gravidez - 3ª semana

Seu bebê
Uma minúscula sementinha – é assim que seu futuro bebê se parece agora. O óvulo acabou de ser fecundado pelo espermatozoide. E, ao longo dos próximos sete dias, ele se dividirá em várias células, sem aumentar de tamanho, mas iniciando uma longa trajetória. Descerá a trompa e seguirá rumo ao útero. Ali, na forma de blastocisto – uma bola de células cheia de líquido –, ele se fixará na parede uterina e continuará seu desenvolvimento. Nesta terceira semana e na próxima, o ovo será alimentado por nutrientes presentes na trompa uterina e no útero. Só para você ter uma ideia, neste exato momento, seu bebê mede cerca de 0,15 mm, o tamanho da cabeça de um alfinete. Apesar de tão pequenino, em sua formação já se configuram o que serão as partes fetais, a placenta e a bolsa das águas.



Sua gravidez
O mais importante agora é você driblar a sua ansiedade. Ainda é cedo para você perceber que está grávida. Os enjoos, a fadiga e a vontade frequente de urinar – sintomas clássicos do início da gestação – só aparecerão nas próximas semanas. Mas isso, claro, é muito variável. Existem mulheres, por exemplo, que passam as primeiras semanas de gestação sem sentir uma náusea sequer. Outras percebem que há algo de diferente com elas porque começam a detestar comidas e mesmo cheiros antes adorados. É comum neste período também acontecer um pequeno sangramento, consequência da nidação, quando o blastocisto penetra na mucosa uterina, iniciando o seu desenvolvimento. Nada a se preocupar, pois está tudo caminhando corretamente.

sábado, 13 de agosto de 2011

Gravidez - 2ª semana


o Bebé

Peso:Não existe
Comprimento:Não existe
Frequência cardiaca: Não existe

A Ovulação ocorre no final desta semana ou no início da próxima.

Se teve relações no inicio ou a meio da semana , é possível que tenha engravidado, embora a ovulação possa não ter ocorrido, o "esperma feminino"(especialmente o "feminino" ) pode sobreviver durante alguns dias.

O esperma do Pai terá aproximadamente 10 horas para chegar até ao ovo, e apenas 1 das centenas de milhões de espermatozóides irá fecundar o ovo na trompa de falopio.
Se o esperma tiver um cromossoma X, você terá uma menina; se o esperma tiver cromossomo Y, o bebê será um menino.

a Mamãe
O seu corpo está a produzir um ovo que está em transformação. A ovulação irá ocorrer em torno deste final de semana e o ovo será lançado nas trompas de Falópio.
Pode ser difícil, mas é muito importante que pare de fumar, beber álcool, ou tomar qualquer tipo de drogas ou medicamentos durante toda a sua gravidez.
Se teve relações e não usou contraceptivos antes ou depois de ocorrer a ovulação, batará que apenas 1 espermatozoide consiga passar e penetrar no ovulo.
Agora é um bom momento para verificar o historial médico da sua familia. Cerca de 75% complicações ou problemas com a gravidez e o parto podem ser identificadas na primeira visita.

Gravidez - 2ª semana

Seu período menstrual terminou e os ovários estão trabalhando a todo vapor. Daqui a uma semana, eles vão liberar um óvulo maduro, que aguardará, na trompa, a chegada do espermatozoide para ser fertilizado. A partir daí, se dá início ao maior espetáculo da natureza: um futuro bebê começará a se desenvolver.

Por que a contagem já começou?

Parece estranho: você ainda não está oficialmente grávida, mas a gestação completou uma semana! É assim mesmo. Na verdade, os cálculos realizados para saber quando o bebê nascerá levam em conta esse período, portanto já se pode falar em gravidez.
Para evitar erros, o ciclo gestacional é calculado a partir do primeiro dia da última menstruação. Assim, o recém-nascido, de acordo com essa fórmula universal, é esperado para entre 280 e 286 dias, ou 40 semanas, a partir dessa data. Para mulheres com ciclos menstruais muito irregulares, os obstetras recomendam um exame de ultrassom cerca de quatro semanas após a suspeita da gravidez. Nesse estágio, o médico, por meio da formação do saco gestacional, pode avaliar a data provável do parto.
Vale lembrar que é no exato momento da fecundação que será determinado o sexo do bebê, assim como todas as demais características genéticas. Evidentemente, são dados ainda imperceptíveis. 

sábado, 6 de agosto de 2011

Gravidez - 1ª semana


o Bebé

Peso: Não existe
Comprimento: Não existe
Frequência cardiaca: Não existe

A primeira semana começa com o dia em que tem o seu periodo.
A concepção ainda não ocorreu, mas porque esperava o periodo nessa altura, a data é calculada a partir do primeiro dia do seu último período, essa semana conta como parte do seu periodo das 40 semanas de gravidez.
As hormonas estão a preparar um outro ovo para o libertar.
O coração vai começar a separar-se em 4 partes

a Mamãe
A primeira semana começa com o início do seu período menstrual.
Pode ser difícil, mas é muito importante que pare de fumar, beber álcool, ou tomar qualquer tipo de drogas ou medicamentos durante toda a sua gravidez.
Além disso, informe o seu médico sobre o seu estado de gravidez antes de usar medicamentos, pois alguns podem ter um efeito negativo sobre o feto.
Tentar assegurar que a sua dieta tem uma quantidade adequada de vitaminas. Em particular, o ácido fólico pois este é muito importante para reduzir o risco de defeitos (cabeça, coluna vertebral e estruturas relacionadas)


Gravidez - 1ª semana

Você está ansiosa para engravidar, mas a menstruação acaba de chegar. Não desanime, esse é um recado da natureza de que o seu corpo está se preparando para uma futura gestação. Em duas semanas, o óvulo será liberado pelos ovários e, se tudo der certo, vai ser fecundado pelo espermatozoide.

A partir daí, sim, você estará oficialmente grávida!
Como o planejado é engravidar, uma dica é começar, desde já, a tomar suplementos de ácido fólico, uma vitamina essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e que se torna muito mais eficaz quando ingerida já antes do pré-natal.

Por que a contagem começa agora?

Você deve estar confusa: ainda não está grávida e a contagem já começou. É assim mesmo. Como as mulheres dificilmente se lembram da data exata da concepção, os médicos escolheram um modo mais fácil de fazer as contas. Para evitar erros, a gestação é calculada a partir do primeiro dia da última menstruação. Assim, o bebê, de acordo com essa fórmula aceita universalmente, é esperado para entre 280 e 286 dias, ou 40 semanas, a partir dessa data. Já para mulheres com ciclos menstruais muito irregulares, os obstetras recomendam um exame de ultrassom cerca de quatro semanas após a suspeita da gravidez. Nesse estágio, o médico, por meio da formação do saco gestacional, pode avaliar a data provável do parto.