Realizando um sonho!

Direi do Senhor: Ele é meu Deus, meu refúgio e minha fortaleza, e nEle confiarei. Meu amor... Nunca trocamos um olhar... mas posso sentir o seu coração! Nunca senti o toque delicado da sua pele... Mas sinto a sutileza de sua vida a cada minuto! Nunca ouvi o doce da sua voz... mas para nós palavras não são necessárias! Nunca me beijaste... Mas sinto entre nós uma ligação eterna e tão profunda que é inutil tentar descrevê-la! Sonho com o dia que irei segura-lo em meus braços, te dar todo o meu carinho e finalmente conhecer o seu sorriso...

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O bebê recém nascido - 1ª semana



Como seu bebê está crescendo 

O bebê passa a maior parte desta primeira semana fora do útero acostumando-se ao novo ambiente. Depois de nove meses dentro do aconchego da barriga, tanto espaço, luz e barulho são grandes novidades, por isso certas crianças gostam de ser "embrulhadas" ou enroladas em mantas como se fossem um charutinho enquanto se adaptam. 

Os braços e as pernas parecem um pouco curtos porque ainda estão um pouco encolhidos, mas vão se soltar à medida que seu filho se acostumar ao novo espaço para esticá-los. 

visão do recém-nascido é um tanto embaçada. Ele só consegue enxergar bem a uma distância de cerca de 45 centímetros, perfeita para encarar você quando estiver no colo. Mantenha seu rosto próximo quando o bebê estiver acordado, assim ele poderá admirar seu objeto preferido com mais nitidez. 

A criança observa a mãe e o pai o tempo todo, memorizando seus traços e aprendendo a reconhecer suas vozes. Faça o teste. É bem possível que você perceba como o recém-nascido reconhece a voz da mãe. 

O nível de atenção do bebê ainda é bem pequeno, e a tarefa de se ambientar ao mundo externo ao útero já é estímulo suficiente para as próximas semanas. Não exagere, mas um móbile sobre o berço não fará mal e servirá para distraí-lo. 

Sua vida: mudança radical 

A ficha de repente cai: tem um bebê na sua vida! Ele é todo seu, mora na sua casa e depende inteiramente de você. 

Aqui no BabyCenter você vai encontrar muitas informações e dicas que vão ajudar no dia-a-dia. Neste primeiro momento, porém, é melhor ir com calma. A verdade é que seu filho está se adaptando a você da mesma forma que você a ele. Como todos os bons relacionamentos da vida, é preciso tempo para desenvolvê-los. 

Por falar em desenvolvimento, os recém-nascidos chegam a mamar a cada duas ou três horas. O leite de fato demora alguns dias para "descer" depois do parto, mas não fique encucada e na dúvida de se o bebê está recebendo todos os nutrientes de que precisa , já que o colostro, aquele líquido meio transparente, suprirá todas as necessidades iniciais dele. 

Quanto ao umbigo e o coto umbilical, eles requerem cuidados simples, e você rapidamente aprenderá o que fazer para mantê-los limpos. 

No caso de seu filho ter icterícia, siga as orientações médicas, e capriche na frequência das mamadas, pois a ingestão de bastante líquido ajudará a eliminá-la do corpo da criança. 

Procure se cuidar também, especialmente se está com pontos no períneo ou se passou por uma cesariana. Confira algumas de nossas dicas para o pós-parto

Seu bebê tem alguma marca de nascença? Procure saber do que se trata e se precisará de cuidados especiais. 

Nenhum comentário: