sábado, 31 de março de 2012

Gravidez -34ª semana

34 Semanas de Gestação – Gravidez semana a semana

34 semanas de GestaçãoNeste momento faltam poucas semanas para o dia do parto, e certamente você e seu parceiro devem estar dando os últimos retoques finais no quartinho onde o bebê dormirá.
O seu corpo está praticamente pronto para o dia do parto, conseqüentemente você deve estar experienciando bastante cansaço além de outras incomodações. Mas, mesmo assim provavelmente você deve estar se sentindo uma das mulheres mais felizes do mundo. Então, aproveite para compartilhar essa felicidade com o seu parceiro e combine junto com ele um jantar romântico com direito à luz de velas.
Enquanto o momento do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Até o final desta semana o seu bebê poderá estar medindo aproximadamente 33 cm de comprimento e pesando algo em torno de 2 quilos e 300 gramas.
Pode parecer um pouco estranho, mas a cada dia que se passa o seu bebê consegue beber cerca de meio litro de líquido amniótico, que inclusive, é o mesmo ambiente em que ele urina.
O seu bebê passa a maior parte do tempo dormindo dentro do útero, e nas horas em que está acordado ele pratica as habilidades que desenvolveu durante os períodos anteriores da gravidez. Além disso, durante este período o seu bebê estará desenvolvendo o seu próprio sistema imunológico, o qual será responsável por produzir anticorpos para protegê-lo contra possíveis invasores, tais como vírus e bactérias.
O revestimento vernix que protege a pele do bebê, agora está se tornando mais espesso, e o pêlo que cobriu o corpinho do seu bebê durante a sua estadia no útero praticamente sumiram.
Os pulmões estão estão totalmente desenvolvidos, e agora eles produzem uma substância chamada surfactante, a qual ajudará na renovação do oxigênio nos pulmões do seu bebê.
A maior parte dos bebês que estão neste período de gestação se encontram na posição de entrega (cabeça para baixo e pés para cima). Caso você ainda não saiba qual a posição do seu bebê, certamente o seu médico lhe dirá na sua próxima consulta. Portanto, não falte.

Alterações no seu corpo

Durante esta semana você poderá ter um aumento de peso significativo. O líquido amniótico atingirá sua capacidade máxima (cerca de dois litros), assim o seu bebê estará em repouso nas paredes do útero ao invés de flutuar em líquido amniótico.
Se durante algumas semanas atrás você estava sentindo algumas dificuldades para respirar, a partir desta semana você poderá não sentir mais. Isso se deve ao fato de seus pulmões deixarem de ser pressionados pela cabeça do seu bebê.
Você provavelmente já deve ter sentido algumas contrações de Braxton Hicks durante este período. A partir de agora essas contrações tendem a se intensificar. Normalmente elas são indolores e não rítmicas. Essas contrações é a forma do o seu corpo se preparar para o grande momento. Você deverá ficar atenta caso elas passem de quatro por hora, pois este é um sinal de que o trabalho de parto está próximo.
Se esta é a sua primeira gravidez, provavelmente deve estar pensando sobre o trabalho de parto. Muitas dúvidas começarão a surgir em sua mente, e algumas poderão deixar você um pouco nervosa e ansiosa, que por sinal não é bom.
Há estudos que revelam que a duração das dores no trabalho de parto estão muito relacionadas com o nível de ansiedade materna em relação ao processo do parto.
A ansiedade e estresse causam a produção de catecolaminas no sangue. Esta substância diminui a liberação de ocitocina impedindo que o trabalho não avance tão rapidamente quando deveria.
Portanto, na sua próxima consulta, tente sanar todas essas dúvidas relacionadas ao trabalho de parto com o seu médico para não haver possíveis complicações.

terça-feira, 27 de março de 2012

Previna-se das doenças de outono

Com o tempo mais frio e seco, as crianças ficam mais vulneráveis a desenvolver uma série de doenças alérgicas e infecciosas. Rinite, conjutivite, dermatite, asma, amidalite, otite, laringite, gripes, resfriados, pneumonia, bronquite e meningites virais e bacterianas. A lista é grande, mas com alguns cuidados é possível manter seus filhos saudáveis quando o calor se for.

De acordo com a alergista e pneumologista infantil Francisa Rosângela Castro, as doenças alérgicas são desencadeadas por estímulos externos. “A poluição fica mais acentuada nessa época do ano. O ar fica mais seco graças à redução das chuvas”, diz a especialista. Crianças que sofrem de asma ou rinite alérgica precisam ficar em ambientes arejados. “O confinamento é o principal fator de desencadeamento das crises”, explica a médica.

Ainda assim, as crises não devem causar pânico. “Os pais devem ter um plano de ação emergencial traçado pelo seu médico. Com as medidas iniciais já tomadas, a piora da criança é evitada, dando tempo aos pais de levá-la ao médico de forma mais tranquila”, ensina a pneumologista. Em caso de doença infecciosa, como viroses ou mesmo infecções bacterianas, a criança vai apresentar sintomas como febre e alteração do seu estado geral. “Ela deverá ser examinada com urgência para um diagnóstico e tratamento adequados”, avisa a especialista.

A prevenção, segundo ela, continua sendo o melhor remédio. “O controle do ambiente deve ser parte do tratamento, além da ação medicamentosa. Utilize aspirador de pó no lugar das vassouras. Colchões e travesseiros precisam ser cobertos com capas protetoras. As janelas precisam estar bem abertas, para que a casa fique arejada. Evite o acúmulo de livros ou bichos de pelúcia no quarto das crianças e aposente cobertores e agasalhos de lã. Opte por tecidos de algodão”, recomenda.

Algumas medidas listadas pela pneumologista ajudam a manter seu filho saudável nessa época do ano:

- Amamente seu filho
- Mantenha os ambientes ventilados
- Não fumar dentro de casa
- Use umidificadores com moderação, para evitar a baixa umidade do ar
- Vacine seus filhos contra gripe (Influenza), alguns tipos de bactérias, como as causadoras da pneumonia (pneumococo) e as causadoras de meningite (meningococo)
- Evite exposição ao frio intenso
- Mantenha a casa livre de pó, poluição, cheiros fortes e mofo
- Lave as mãos frequentemente
- Beba muito liquído

sábado, 24 de março de 2012

Anna Luísa, 33 semanas...

Estamos quase na reta final, hoje completamos 33 semanas e a longa espera para conhecer o rostinho da nossa bonequinha, está cada vez mais se reduzindo: Obaaaaaaaaaaaa!!!

Ontem fizemos uma US de rotina, com 32 semanas e 6 dias e a minha pequena está com 45,5cm e pesando 2.227kg.

Eu passei os dois últimos dias me embebedando com suco de maracujá, rsrs. Eu tentava dormir e não conseguia, daí me entupi de suco pra ver se conseguia.

Bem, parece que não fez o efeito que eu esperava, rsrs, pois apesar de muito sono, nada de conseguir dormir.

Por outro lado, fez efeito pra Anna Luísa, rsrs. Quando fui fazer a US  ela tava dormindo. Que coisa linda!

Estava chupando o dedinho, e quando o médico começou a o exame, aí ela bocejava e cobria o rostinho, rsrs.

Tá muito linda! Os bracinhos bem gordinho e as coxas também. Não sei se foi por causa do sono, mas desta vez ela não ficou chutando ou empurrando durante o exame como das outras vezes. O que ela mais queria era chupar o dedinho dela.

Ai, a cada US eu me apaixono mais. Ainda mais que falta pouco mais de um mês pra nos conhecermos. A avó e o pai não veem a hora da chegada dela, rsrs.

Agora estou verificando os detalhes finais. Já lavamos e passamos as roupinhas. Já vou começar a arrumar as coisas que tem que levar pro hospital e também já vou conversar com o médico pra saber a data certinha do parto.

Não sei se é por conta da ansiedade, mas ao mesmo tempo que acho que tá perto eu penso que está demorando muito. Esse mês de março está se arrastando, nunca acaba! afffffffff, não aguento esperar mais. Espero que abril voe, rsrs.

Beijokas

Gravidez - 33ª semana

33 Semanas de Gestação – Gravidez semana a semana

33 semanas de GestaçãoFinalmente você chegou na semana 33 da sua gravidez, e neste momento você já pode contar nos dedos quantas semanas faltam para finalmente chegar o dia do parto.
A partir desta semana você deverá ficar muito mais atenta do que nas semanas anteriores. Isso se deve ao fato de você estar no final da sua gravidez, e por isso, o sinal de trabalho de parto poderá surgir a qualquer momento.
A esta altura você provavelmente deve estar bastante ansiosa para o dia do parto e com um pouquinho de receio do parto, o que é absolutamente normal. No entanto, procure controlar essas emoções e ficar mais relaxa para aliviar essa tensão.
Enquanto os sinais de trabalho de parto não aparecem, continue lendo e saiba quais alterações podem ocorrer com o seu corpo e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Durante esta semana da sua gestação, o seu bebê tem aproximadamente 32 cm de comprimento, e provavelmente ele ou ela já deve ter estar pesando 2 quilinhos.
O cérebro do seu bebê agora está trabalhando arduamente para se desenvolver. Só nesta semana, o cérebro do seu bebê poderá aumentar de 5 até 20 cm devido à esse rápido desenvolvimento. Além disso, bilhões de neurônios se desenvolverão até o final desta semana.
A pele do seu bebê que até uns meses atrás era translúcida, está ganhando uma coloração rosada. Os pêlos que cobriam a pele do seu bebê durante o segundo trimestre da sua gestação, praticamente sumiram, e neste momento a pele do seu bebê começa a assumir as características dos bebês de comerciais de TV, bonita e macia.
O sistema imunológico do seu bebê começará a funcionar durante este período. Ele será responsável por defender o ambiente interno do seu bebê contra possíveis invasores externos, tais como bactérias e vírus.
Agora o seu bebê está muito mais receptivo aos estímulos externos. Além dele poder reagir aos sons familiares e aos sons musicais, ele também poderá reagir ao toque, enquanto você massageia a sua barriga.
Ao contrário de você, o seu bebê passa a maior parte tempo dormindo durante este período. Além disso, os especialistam acreditam que os bebês neste período de gestação, sejam capazes de sonhar, pois realizam rápidos movimentos com os olhos (REM) enquanto dormem. Vida boa não é mesmo? Passar quase o dia todo dormindo, sonhando e estar o tempo todo juntinho de sua mamãe. Não há coisa melhor.
No vídeo abaixo você poderá saber mais novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê durante esta semana. Veja:

Alterações no seu corpo

Nesta semana o seu útero está a 5 cm acima do seu umbigo, e o seu abdômen continuará a crescer. Você também pode sentir dificuldades para respirar devido à pressão que o seu útero está fazendo sobre os seus órgãos internos, além de outras incomodações tais como azia e e constipação.
Você também poderá desenvolver edemas ou inchaços, o que é comum nesta fase de gestação. No entanto, você deverá ficar alerta se estes sintomas vierem acompanhados de fortes dores de cabeça e inchaço dos pés e das mãos, pois estes são indícios de que você desenvolva pré-eclâmpsia, que pode ser considerado um grave problema.
Neste período, algumas mulheres começam a sentir dormência e formigamento nos dedos das mãos e punhos, além das cãibras nas pernas que talvez possam ser o sintoma mais intenso durante esta semana. Para evitá-las, siga as dicas abaixo:
  • Pratique exercícios físicos leves, como por exemplo uma caminhada;
  • Procure não ficar em pé ou sentada durante um longo período de tempo;
  • Aumente a ingestão de alimentos ricos em cálcio;
  • Sempre tente manter as penas elevadas quando estiver deitada;
Também é muito importante se lembrar de deitar-se para o lado esquerdo quando você for dormir, pois ajuda na circulação sanguínea e também na digestão e respiração. Se você preferir, faça o uso de travesseiros, pois eles ajudam bastante para conseguir uma posição confortável.

sábado, 17 de março de 2012

Gravidez - 32ª semana

32 Semanas de Gestação – Gravidez semana a semana

32 semanas de GestaçãoRealmente pode ser difícil de acreditar, mas neste momento só faltam 8 semanas para finalmente você poder segurar o seu bebê no colo e enchê-lo de mimos.
Nesta fase da sua gestação, você entrou em um período em que qualquer indicação ou dor, pode ser indício de um trabalho de parto. Por isso, a partir desta semana você deverá ficar muito mais atenta.
Geralmente, esta é a semana em que começa a surgir um monte de dúvidas sobre o parto. Como certamente o seu médico vai querer ver você com mais freqüência durante este período, aproveite para sanar todas as suas dúvidas.
Enquanto o grande momento não chega, continue lendo e aproveite para saber as alterações que podem ocorre com o seu corpo e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Nesta semana o seu bebê começará a passar por um processo de rápido ganho de peso, e continuará crescendo. Até o final desta semana ele poderá estar pensado 1,8 Kg e medindo cerca de 31 cm de comprimento.
Você provavelmente já deve ter notado uma certa diminuição dos movimentos do seu bebê durante esta semana. Isso acontece devido ao rápido desenvolvimento que o seu bebê vem apresentando, fazendo com que o espaço que ele ocupa dentro do útero fique mais apertado, assim, dificultando que ele ou ela realize alguns movimentos. Mas, mesmo assim o seu bebê continuará a dar chutinhos e soquinhos. Se isso não acontecer, você deverá avisar ao seu médico imediatamente.
Diferente de alguns anos atrás, hoje os cientistas acreditam que há poucas diferenças entre um feto de 32 semanas e um bebê recém-nascido. Antigamente, pensava-se que o desenvolvimento mental só era possível após o nascimento. Mas agora, os cientistas acreditam que os bebês que estão nesta fase de gestação podem ser capazes de pensar e até mesmo criarem lembranças.
Durante esta semana o seu bebê pode começar a posicionar-se para o nascimento, isto é, com a sua cabeça para baixo. Se o seu bebê não se posicionar para baixo, ainda haverá bastante tempo para que ele ou ela possa mudar de posição.
Os toques finais da aparência do seu bebê estão quase prontos. As pálpebras, sobrancelhas e os cabelos da cabeça estão bem nítidos. O cabelo lanugem que cobriu o corpinho do seu bebê desde o segundo trimestre está começando a cair, e cada vez mais a aparência do seu bebê se aproxima ao de um bebê recém-nascido.

Alterações no seu corpo

Neste período da sua gestação, o seu útero pode estar medindo cerca de 5 cm acima do seu umbigo, e fazendo com que os seus órgãos sejam pressionados. Devido à isso, você pode começar algumas incomodações tais como azia e constipação.
Há alguns truques para minimizar esses incômodos. A azia por exemplo, você deverá começar a fazer pequenas refeições, ao invés de uma única refeição grande. A constipação poderá ser minimizada através de alimentos ricos em fibras e bebendo bastante água. Se você ainda se sentir desconfortável e não conseguir evacuar sem dor, peça para que o seu médico indique um laxante sem contra-indicações para gestantes.
Seu corpo está começando a produzir um hormônio chamado relaxina. Esse hormônio será responsável por tornar a pélvis mais amolecida, proporcionando a flexibilidade necessária para o parto. A relaxina também pode provocar inchaço nos pés. No entanto, você não deve se preocupar, pois o inchaço é temporário.
Seus seios podem começar a secretar pequenas quantidades de leite, chamado de colostro. Esse leite, será responsável por nutrir e proteger o seu bebê contra infecções durante os primeiros dias de vida.
Fazer exercícios físicos durante este período ainda é muito importante para você. No entanto, você não deve fazer exercícios que requerem muito esforço, e sim exercícios leves. Experimente fazer exercícios leves como natação, alongamento ou uma boa caminhada.
Grávida de gêmeos: Seus quadris estão se espalhando e seus ligamentos da pelve estão se esticando. As contrações de Braxton Hicks provavelmente estão bem mais fortes. A sua barriga de 32 semanas de gestação está quase do mesmo tamanho de uma mãe grávida com 40 semanas.

Gravidez - 32ª semana

Desenvolvimento fetal - 32 semanas de gravidez

Escrito para o BabyCenter Brasil
Seu bebê pesa aproximadamente 1,7 quilo, e tem cerca de 42 centímetros de comprimento. Veja detalhes na figura abaixo e continue a ler. 

Passe o cursor sobre as palavras sublinhadas para ver mais informações.



32 Semanas

 




Embora os pulmões estejam entre os últimos órgãos do bebê a amadurecer, seu filho já inspira o líquido amniótico, treinando para respirar e exercitando os pulmões. É possível enxergar o movimento da respiração num exame de ultra-som

A gravidez por dentro: Veja num vídeo em 3D como o bebê cresce no terceiro trimestre da gestação.Confira.
Cabelo grosso ao nascer não quer dizer necessariamente que a criança vá ter cabelo grosso mais tarde, mas bebês que nascem com o cabelo bem fininho tendem a ter cabelo fino quando adultos. 

Se você estiver esperando um menino, os testículos dele devem estar descendo do abdome para o saco escrotal. Às vezes, no entanto, um dos testículos -- ou os dois -- não está na posição certa quando o bebê nasce. 

Em dois terços dos casos de meninos que nascem com criptorquidia (testículo que não desceu), o problema se resolve sozinho até o primeiro aniversário. 

Quer saber o que vai acontecer semana a semana?

Receba grátis boletins com informações personalizadas sobre você e seu bebê.É só se inscrever aqui.

É provável que você esteja engordando até meio quilo por semana. Isso acontece porque nas últimas sete semanas de gravidez o bebê ganha metade do peso total que terá ao nascer. É bom garantir, portanto, que você esteja comendo bem nesta reta final. 

• Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga. 

Gravidez - 32ª semana

32 semanas de gravidez

32 semanas de gravidez

Como seu bebê está crescendo 

Se você está esperando um menino, os testículos dele já devem ter descido até o saco escrotal. Às vezes, quando o bebê nasce, um dos testículos (ou os dois) não chegou à posição definitiva, mas não há razão para se preocupar. 

Os casos de criptorquidia (testículos que não desceram) costumam se corrigir sozinhos até a criança completar 1 ano de idade. 

O bebê está ocupando quase todo o espaço da sua barriga, mas isso não quer dizer que ele fique menos ativo. Talvez você tenha ouvido dizer que os bebês se mexem menos no final da gravidez, mas não é verdade. O que acontece é que osmovimentos ficam diferentes. 

Se você achar que o bebê está quietinho demais, coma alguma coisa doce e deite-se. Se mesmo assim passarem algumas horas e você não sentir movimento, procure o médico. Normalmente não é nada, mas é melhor verificar. 

Clique aqui para ver uma imagem do seu bebê.


Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo, até dentro do útero. As páginas de desenvolvimento fetal têm o objetivo de dar apenas uma ideia geral de como o bebê cresce durante a gravidez.


Quer saber o que vai acontecer na semana que vem?

Você pode receber essas informações por email. Cadastre-se aqui.

Como fica sua vida 

Você deve estar engordando cerca de meio quilo por semana, e mais ou menos metade disso vai direto para o bebê. Está preocupada com o aumento de peso? Use a calculadora de ganho de peso na gravidez para saber se você engordou muito ou pouco. 

A quantidade de sangue que circula no seu corpo aumentou muito: está 40% a 50% maior do que era antes da gravidez. Esse sangue compensa eventuais perdas que aconteçam na hora do parto. Por causa desse sangue todo, às vezes aparecem sangramentos chatos nas gengivas e pelo nariz. 

À medida que a barriga cresce, seu centro de equilíbrio muda. Fica muito fácilperder o equilíbrio, cair ou trombar nas coisas. A coluna também sofre. Oalongamento ajuda a aliviar a dor nas costas. 

Uma dor chata na virilha, no quadril ou no osso púbico pode ter aparecido (ou piorado!). 

As contrações de treinamento podem surgir com mais frequência. Sempre que sentir uma muito perto da outra, procure ir ao banheiro fazer xixi e tomar um copo de água. São medidas que costumam ajudar. 

Confira seu calendário do bem-estar para esta semana 

Definição do nome 

O nome do bebê já está escolhido? Ou ainda há alguma dúvida? Às vezes o nome é decidido bem no comecinho da gravidez e, quando vai chegando a hora de o bebê nascer, os pais descobrem que enjoaram do nome, ou que ele ficou comum demais. 

Se você quer um nome mais original, é bom dar uma olhada em quais são osnomes da moda no Brasil, porque outras pessoas podem estar exatamente com a mesma ideia que a sua. 

Confira o significado do nome que você escolheu, decida como vai escrevê-lo e leve em consideração nossas dicas para a melhor decisão. 

Ainda em dúvida? Monte a sua enquete com as opções e submeta à votação dos seus amigos e dos outros leitores do BabyCenter. 


sábado, 10 de março de 2012

Gravidez - 31ª semana

31 Semanas de Gestação – Gravidez semana a semana

31 semanas de GestaçãoDurante esta semana a contagem regressiva se inicia, e agora só faltam nove semanas para finalmente chegar o dia do parto. A maioria das mulheres nesta fase de gestação ficam bastante ansiosas pela espera do bebê, e sem dúvida esta também deve ser a sua situação.
O que recomendamos para você neste momento é que controle a sua ansiedade e esteja bem relaxada para o dia do parto, que por sinal pode acontecer a qualquer momento.
Enquanto o momento esperado não chega, continue lendo e saiba as alterações que podem ocorrer no seu corpo e as novidades do desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

O desenvolvimento do seu bebê continua durante esta semana, e neste momento o seu bebê pode estar medindo cerca de 30 cm e pesando aproximadamente 1600 gramas.
Pode parecer um pouco estranho, mas durante esta semana o seu bebê estará em surto de crescimento. Isso mesmo, ele não vai crescer tanto como nas semanas anteriores, mas em contrapartida ele começará a engordar bastante, chegando a uma taxa de quase meio quilo por semana.
Devido ao tamanho que o seu bebê cresceu nas últimas semanas, mais o peso que ele ganhará durante esta semana, o espaço no útero que ele ocupa ficará ainda mais apertado, dificultando assim a sua movimentação.
A estrutura óssea do seu bebê continua a se desenvolver, e neste período ela ficará ainda mais forte. Seu corpo começa a deixar de ter a aparência enrugada de algumas semanas atrás e começa a ter a sua forma normal.
Até o momento, os pulmões do seu bebê são os únicos sistemas que ainda não estão totalmente formados e preparados para a vida forora do útero, mas continuam a se desenvolver durante esta semana.
Se o seu bebê é um menino, os seus testículos irão descer para o escroto, e caso seja uma menina, o clitóris ainda não estará coberto pelos grandes lábios.

Alterações no seu corpo

Durante esta semana o seu útero pode estar medindo cerca de 4,5 cm acima do seu umbigo, e cada vez mais o seu útero pressiona o seu diafragma, fazendo com que talvez você sinta falta dificuldades para respirar. Sem dúvida essa sensação não é muito boa, e felizmente ela irá embora após o nascimento do seu bebê.
As glândulas do leite em seus seios podem começar a produzir colostro. Ele será responsável por fornecer as calorias e nutrientes necessários para o seu bebê durante os primeiros dias de vida. Ele também protegerá o seu bebê contra infecções e outras complicações perigosas durante as primeiras semanas de vida.
A textura do colostro pode variar de mulher parar mulher. Algumas podem secretá-lo com uma forma espessa e meia amarelada e outras de forma aguada e bem fininha.
Neste período você pode começar a sentir contrações, também chamadas de contrações de Braxton Hicks. Normalmente elas são indolores, e é a maneira como o corpo se prepara para o trabalho de parto. Se as suas contrações vierem acompanhadas com dores ou forem freqüentes (a cada 10 minutos ou menos), você deverá contatar o seu médico imediatamente.
    Durante este período você deve estar pensando mais sobre o dia do parto e sobre os tipos de parto. Algumas mulheres preferem ter os seus bebês em parto normal, enquanto outras preferem cesariana. Este é um assunto muitas vezes polêmico. Muitas mulheres sentem que os riscos de um parto normal superam aqueles associados ao parto cesárea, e por esse motivo optam por fazer parto cesáreo, e outras optam por parto normal devido a recuperação pós-parto ser mais rápida.
    Se você ainda está em dúvida em relação ao parto, procure conversar com o seu médico sobre qual é o tipo de parto mais adequado para o seu caso. Jamais tome uma decisão sem antes conversar com ele.

    quinta-feira, 8 de março de 2012

    À você Mulher...

    "Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. 
    Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. 
    Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. 
    Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. 
    Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. 
    Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. 
    Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade. 

    Parabéns hoje e sempre à todas as MULHERES guerreiras!!!"

    sábado, 3 de março de 2012

    Gravidez - 30ª semana

    30 Semanas de Gestação – Gravidez semana a semana

    30 semanas de GestaçãoNesta semana você completará 3 quartos de sua gravidez. Isso significa que agora só faltam 10 semanas para finalmente você poder carregar o seu bebê no colo e enchê-lo de mimos.
    Agora é a hora para você começar a desfrutar das suas últimas semanas de sua gravidez. Se você tiver a oportunidade, faça um jantar romântico com o seu parceiro para comemorar a chegada de um novo membro na família.
    Enquanto este novo membro não chega, vamos dar uma olhada nas alterações que podem ocorrer no seu corpo e as novidades do desenvolvimento do seu bebê durante esta semana. Acompanhe:

    Desenvolvimento do seu bebê

    Durante a semana 30 de sua gestação, o seu bebê não cresceu bastante e nem engordou, pois o desenvolvimento desta semana é canalizado para o cérebro. Mas, mesmo assim o seu desenvolvimento continua, e neste momento ele pode estar medindo aproximadamente 28 cm de comprimento e pesando algo em torno de 1350 gramas.
    Durante esta semana está sendo depositado uma camada de gordura ao redor do corpo do seu bebê, tornando-a mais lisa e macia, assim como nos comerciais de TV. Essa gordura vai ajudar o seu bebê a regular a sua temperatura corporal após o nascimento.
    O cabelo chamado lanugem, que foi desenvolvido no corpo do seu bebê, vai começar a cair a partir desta semana. No entanto, alguns bebês ainda podem ter o cabelo em seu corpo mesmo após o nascimento.
    As suas unhas das mãos e dos pés agora estão totalmente formadas, e crescendo como nunca. Em adição, a medula óssea do seu bebê agora é responsável pela produção de glóbulos vermelhos.
    A medida que o seu bebê cresce, ele começará a ocupar um espaço maior na sua barriga, e assim, o volume de líquido amniótico em sua barriga começará a diminuir, e cada vez mais o seu bebê terá dificuldades para fazer movimentos devido ao espaço apertado em sua barriga. Portanto, não se assuste se o seu bebê não fazer tantos movimentos como algumas semanas atrás. No entanto, se os movimentos cessarem por completo, você deverá contatar o seu médico imediatamente.
    O seu bebê também está se preparando para ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Na sua próxima consulta, se o seu médico fizer uma ultra-sonografia em você, ele lhe dirá em qual posição o seu bebê está. Caso o seu bebê esteja na posição pélvica (de cabeça para cima com os pés para baixo), você não deverá se preocupar, pois ainda haverá 10 semanas para o seu bebê mudar de posição.

    Alterações no seu corpo

    Durante esta semana você pode começar a se sentir um pouco cansada. Isso acontece devido ao aumento dos níveis de progesterona em seu corpo, e em parte porque você esteja tendo problemas para ficar confortável o suficiente para dormir à noite. Uma boa alternativa que pode ajudar a você reduzir esta fadiga é praticando exercícios relaxantes. Mas, você não deve exagerar em qualquer atividade física, pois pode ser prejudicial a você e ao seu bebê.
    Neste momento provavelmente o seu médico vai testar o seu tipo de sangue e o tipo de sangue do bebê. Isto é muito importante para toda mulher grávida, pois se o seu tipo de sangue e o do seu bebê não coincidirem, então há um chance de você produzir anticorpos que podem eventualmente levar a um ataque ou prejudicar o seu futuro bebê. Isto raramente acontece, e pode ser tratado facilmente com a medicina moderna.
    Você poderá notar um certo inchaço nos tornozelos e nas pernas. Cerca de 40 a 75% das mulheres grávidas desenvolvem estes inchaços. Este sintoma é mais comum no final da fase gestacional, principalmente em dias quentes ou quando a gestante passa um longo período em pé.
    Apesar de inchaços durante a gestação serem normais, você deverá alerta caso você note algum inchaço nas mãos e no rosto, pois isto são possíveis sinais de pré-eclâmpsia. Portanto, você deverá entrar em contato com o seu médico imediatamente.
    Além de inchaços, varizes também são muito comuns durante a gestação. Elas são causadas pela fraqueza nas veias de pequeno porte, que transportam o sangue de volta ao coração. Normalmente, elas aparecem nas pernas e nos tornozelos com coloração avermelhada, azuladas e as vezes arroxeadas.
    Essas veias podem ser tornar piores em sua fase final de gestação devido à pressão sobre as veias da perna. Nesses casos, evite ficar sentada por um longo período de tempo com as pernas cruzadas.

    Fonte: http://www.semanaasemana.com.br/gravidez/semana30.htm