sábado, 25 de fevereiro de 2012

Gravidez - 29ª semana

29 Semanas de Gestação – Gravidez semana a semana

29 semanas de GestaçãoParabéns! Você já está na semana 29 da sua gestação, e agora falta pouco mais de algumas semanas para o momento mais esperado por você e pelas pessoas ao seu redor, o dia do parto.
Este é o momento da gravidez onde pode ser comparado aos últimos minutos de uma partida de de futebol. Tudo pode acontecer. Se você estava ansiosa para o término da gravidez, prepare-se, pois durante esta semana a sua ansiedade poderá aumentar ainda mais. Como diria o Galvão Bueno: haja coração!
Enquanto este momento não chega, vamos dar uma olhada nas alterações que podem ocorrer no seu corpo e as novidades do desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Durante esta semana o seu bebê continuará crescendo em passos largos. Neste momento ele pode estar medindo 29 cm de comprimento e pesando cerca de 1300 gramas.
Agora a cabecinha do seu bebê está proporcional ao resto do corpo, e o seu cérebro já consegue controlar a temperatura corporal e a respiração. Além disso, as células nervosas do seu cérebro continuam a ser desenvolver.
Os movimentos do seu bebê podem começar a diminuir durante esta semana. Isso pode ocorrer devido o seu bebê estar ficando cada vez maior, fazendo com que o espaço no útero seja cada vez mais apertado. Mas, mesmo assim você ainda poderá sentir os seus chutinhos e soquinhos.
Conforme o seu bebê vai engordando a sua pele deixa ser enrugada e começa a ter a sua forma natural, assim como nos comerciais da televisão, macia e suave.
Algumas novas habilidades tais como tosse, sucção, soluço e respiração, estão sendo exploradas pelo seu bebê durante esta semana. Além disso, outra novidade interessante é que a partir deste período o sono do seu bebê passa a incluir REM (rápido movimento dos olhos enquanto dorme). Isso leva aos especialistas acreditarem que durante esta fase de gestação os bebês começam a sonhar.
Durante este período, é importante que você comece a consumir uma boa quantidade de proteína, vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio, pois cerca de 200 mg é depositado a cada dia no esqueleto do bebê. Portanto, consuma alimentos ricos nesses nutrientes.

Alterações no seu corpo

Durante esta semana o seu útero está cerca de 3,5 a 4 centímetros acima do seu umbigo. Neste período você deve ficar alerta aos movimentos do seu bebê para reconhecer qualquer alteração. Se você detectar padrões de movimentos anormais ou uma redução substancial do movimento, você deverá contatar o seu médico imediatamente.
Agora, mais do que nunca, é importante que você coma várias pequenas refeições por dia. Seu bebê precisa de nutrientes, e os processos digestivos retardam bastante devido ao aumento dos níveis de progesterona e a diminuição do espaço em sua barriga.
Outra coisa que é muito importante durante este trimestre, é que você beba bastante água para ajudar a evitar a constipação, que pode resultar em hemorróidas.
Os primeiros pingos de leite materno, chamado também de colostro, podem começar a sair dos seus seios durante este período, e logo você estará preparada para amamentar o seu lindo bebê.
Se você trabalha, a partir desta semana em diante você poderá começar a sentir um certo desconforto no trabalho. Este é o momento para tomar as medidas necessárias para tirar a licença maternidade, a fim de ficar longe de qualquer aborrecimentos indesejáveis e que podem afetar a sua saúde e a do seu bebê.
Durante este período você pode começar a sentir os chamados contrações de braxton Hicks. Essas contrações são como se os músculos do seu útero estivessem contraindo por cerca de 30 a 60 segundos. Você deve ficar atenta a essas contrações caso elas passem de 5 vezes em um período de uma hora, pois isso pode significar que você esteja e início de trabalho de parto prematuro. Portanto, contate o seu médico imediatamente.

Fonte: http://www.semanaasemana.com.br/gravidez/semana29.htm

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Texto lindo

No ventre de uma mulher grávida estavam duas criaturas conversando quando uma perguntou à outra:

- Você acredita em vida após o nascimento?

A resposta foi imediata:

- Certamente. Algo tem que haver após o nascimento. Talvez estejamos aqui principalmente porque precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.

- Bobagem, não há vida após o nascimento! Como seria essa vida?

- Eu não sei exatamente, mas certamente haverá mais luz do que aqui. Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comeremos com a boca.

- Isso é um absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca? É totalmente ridículo! O cordão umbilical é o que nos alimenta. Eu digo somente uma coisa: a vida após o nascimento é uma hipótese definitivamente excluída – o cordão umbilical é muito curto.

- Na verdade, creio que certamente haverá algo. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui.

- Mas ninguém veio de lá, ninguém voltou depois do nascimento. O parto apenas encerra a vida. Vida que, no fim das contas, é nada mais do que uma angústia prolongada nesta absoluta escuridão.

- Bem, eu não sei exatamente como será depois do nascimento, mas, com certeza, veremos mamãe e ela cuidará de nós.

- Mamãe? Você acredita em mamãe? E onde ela supostamente estaria?

- Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e através dela nós vivemos. Sem ela tudo isso não existiria.

- Eu não acredito! Eu nunca vi mamãe alguma, o que comprova que mamãe não existe.

- Bem, mas, às vezes, quando estamos em silêncio, você pode ouvi-la cantando, ou sente como ela afaga nosso mundo. Sabe? Eu penso, então, que a vida real só nos espera e que, agora, apenas estamos nos preparando para ela...

Beijinhos para todas!!


Obs: copiado de alguém que não indicou o autor.

Gravidez - 28ª semana

28 Semanas de Gestação – Gravidez semana a semana

28 semanas de GestaçãoParabéns! Você chegou ao final do segundo trimestre da sua gravidez. Certamente você começará a ver o seu médico com muito mais freqüência durante este período, chegando a visitá-lo 2 vezes por mês.
Daqui em diante, a sensação de que logo você estará com o seu lindo bebê no colo provavelmente aumentará. Não há dúvidas que você também já deve ter pensando sobre como será a sua rotina após o nascimento do seu bebê, aonde ele vai dormir e as futuras artes que ele poderá aprontar quando estiver mais crescidinho, como por exemplo rabiscar as paredes com canetinha. No entanto, não é muito bom pensar por esse lado. Procure pensar na felicidade que você terá tendo a oportunidade de mimar aquela coisinha miudinha e muito fofinha.
Enquanto este momento não chega, vamos dar uma olhada nas alterações que podem ocorrer no seu corpo e as novidades do desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Seu bebê cresceu mais um pouquinho durante esta semana, e neste momento ele pode estar medindo 26 cm de comprimento e pesando cerca de 1150 gramas. O seu peso tende a aumentar cada vez mais em que a camada de gordura cresce sobre sua pele.
Uma novidade que provavelmente você vai gostar de saber é que durante esta fase da sua gravidez, o seu bebê começará a se familiarizar com a sua voz. Ele também será capaz responder aos sons externos. Inclusive, existem estudos que comprovam que se o seu bebê ouvir a mesma melodia ele poderá reconhecê-la depois que está fora da barriga da mãe.
Devido o seu bebê estar imerso constantemente em líquido amniótico a pele do seu bebê continuará a se enrugar. No entanto, você não precisa se preocupar com isso, pois ele não nascerá com a pele enrugada.
Os olhos do seu bebê começarão a piscar freqüentemente durante esta semana. O motivo para isto acontecer é que partir desta semana o seu bebê será capaz de responder à luz ao escuro.
Se você fizer uma ultra-sonografia 4D, talvez tenha a oportunidade de ver o seu bebê fazendo rápidos movimentos com seus olhos enquanto dormem. Movimento este bem similar ao que fazemos quando estamos sonhando. Devido este fenômeno acontecer, os especialistas acreditam que os fetos podem sonhar. Isso provavelmente nos deixa com uma certa curiosidade em saber sobre o que eles sonham.
Na sua próxima consulta pré-natal o seu médico poderá dizer se o seu bebê está de cabeça para baixo com os pés para cima ou cabeça para cima com os pés para baixo (Posição pélvica). Quando o bebê está na posição pélvica pode ser necessário que o parto seja cesariana. No entanto, você não precisa se preocupar com a posição do seu bebê, pois ainda há 2 meses para o seu bebê trocar de posição.
No vídeo abaixo você poderá saber outras novidades que podem acontecer com o seu bebê durante esta semana. Veja:

Alterações no seu corpo

Durante esta semana o seu abdômen continua a crescer, e talvez você possa começar a ter a sensação de que perderá o equilíbrio.
Alguns dos sintomas que você poderá sentir durante esta fase da sua gestação incluem azia, prisão de ventre, hemorróidas, incontinência urinária, varizes, inchaço e às vezes, prurido cutâneo. Além disso, os seus seios podem começar a secretar colostro.
Seu médico provavelmente vai querer vê-la a cada duas semanas durante este período. Se você não tiver feito um curso para o parto, você poderá fazer algumas leituras sobre o assunto para se familiarizar com o que acontecerá durante o parto.
Seu médico agora poderá querer testar o seu tipo de sangue para determinar se você precisa o que eles chamam de tiro Rhogam. Um tiro Rhogam pode prevenir complicações, como por exemplo identificar se você e o seu bebê possuem tipos de sangue incompatíveis.
Neste momento é muito importante que você saiba os sinais e sintomas do trabalho de parto. Se você sentir qualquer dor intensa nas costas ou cólicas menstruais do tipo que vão e vem ou o seu útero se contrai de 4 à 6 vezes por hora, contate imediatamente o seu médico.
Abaixo separamos alguns sintomas que você deve ficar alertar durante este período, pois podem ser sinal de trabalho de parto.
  • Dor ou ardêrncia ao urinar
  • Dor intensa no abdômen
  • Vazamento do fluido
  • Pressão pélvica intensa
  • Febre alto ou dor de cabeça constante
Todos os sintomas acima são sinais do trabalho de parto. Portanto, é muito importante que você saiba identificá-los, para assim contatar o seu médico.

Gravidez - 28ª semana

Desenvolvimento fetal - 28 semanas de gravidez

Escrito para o BabyCenter Brasil
Esta semana, seu bebê ultrapassou a barreira de 1 quilo e pode medir 38 centímetros. Veja detalhes na figura abaixo e continue a ler. 

Passe o cursor sobre as palavras sublinhadas para ver mais informações.



28 Semanas

 



Você chegou à reta final. O terceiro e último trimestre da gravidez começa oficialmente na 29a semana, que se inicia agora, é vai até o termo, a conclusão da gestação, entre 37 e 42 semanas. O ganho de peso é mais rápido: a maioria das mulheres engorda em média 5 quilos só neste trimestre. 

A gravidez por dentro: Veja num vídeo em 3D como o bebê cresce no terceiro trimestre da gestação.Confira.
O bebê abre os olhos e vira a cabeça se perceber uma luz forte fora da barriga. A camada de gordura sob a pele está se formando. 

É provável que você esteja dividida: por um lado, parece que faz séculos que está grávida; por outro, pode começar a ficar ansiosa e preocupada com a aproximação do parto e da chegada do bebê. 

Para amenizar o nervosismo, pode ser útil elaborar uma lista de coisas a fazer. Além de tentar decidir de vez o nome do bebê, comece a pensar concretamente em como vai ser a vida depois do nascimento do seu filho. 

Quer saber o que vai acontecer semana a semana?

Receba grátis boletins com informações personalizadas sobre você e seu bebê.É só se inscrever aqui.

Nas últimas semanas da gravidez, você deve começar a ir ao médico com mais frequência. 

• Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga. 

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Gravidez - 27ª semana

27 Semanas de Gestação – Gravidez semana a semana

27 semanas de GestaçãoNo final desta semana se encerrará o final do segundo trimestre da sua gravidez. As coisas podem parecer que estão indo cada vez mais rápidas, o que é muito normal nesta fase da gravidez, afinal só faltam pouco mais de 2 meses para o dia do parto.
A partir desta semana as mudanças tendem a ser radicais, e várias novidades podem ocorrer com o seu corpo e com o seu lindo bebê que está se desenvolvendo dentro de você. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

O seu bebê continua a ganhar peso e crescer de forma fenomenal. Neste momento ele pode estar medindo cerca de 25 cm de comprimento e provavelmente ele deve estar pesando 1 Kg. Sem dúvida é um avanço extraordinário.
Nesta fase da gravidez, as características faciais do seu bebê estão quase que completamente desenvolvidas. Sem dúvida isso aumenta a curiosidade de qualquer mãe para saber como será as feições do bebê, mas infelizmente você só poderá ver daqui há algumas semanas.
Os órgãos internos e seus sistemas também continuam a crescer, amadurecer e a se desenvolver rapidamente, e durante este período, as pálpebras do seu bebê se abrirão, e as retinas dos seus olhos irão começar a amadurecer, permitindo que seus olhos finalmente recebam luz e traduzam as imagens.
O cérebro do seu bebê está se aprimorando a cada vez mais, e a cada dia que se passa a possibilidade do seu bebê nascer com seqüelas caso ela nasça prematuro diminuem bastante. No entanto, infelizmente ele permanecerá incubado por algumas semanas porque ainda não tem gorduras o suficiente para manter seu corpinho esquentado.
A audição do seu bebê está bem desenvolvida durante este período. No entanto, os sons podem ser um pouco abafados devido os ouvidos estarem cobertos por vérnix e o seu bebê está imerso em líquido amniótico. Mas, mesmo assim o seu bebê já consegue reconhecer a sua voz e a do seu parceiro.
Os pulmões e o sistema imunológico do seu bebê estão em processo de amadurecimento durante esta semana, e logo eles estarão funcionando perfeitamente. Se o seu bebê nascesse hoje ele teria boas chances de sobreviver.

Alterações no seu corpo

Durante esta semana os seus níveis de fadiga aumentarão em grande escala. Há vários fatores que levam a esta condição, como ganho de peso, falta de ar e também as noites de sono perdido.
Durante este período você vai continuar a engordar, e esse processo de ganho de peso poderá continuar até a semana 37 da sua gravidez.
Devido à compressão do tamanho da bexiga com o aumento do seu bebê, você poderá a sentirmicção freqüente (Vontade de fazer xixi a todo instante). Portanto, não se assuste caso você tenha vontade de ir ao banheiro de 10 em 10 minutos.
Você poderá notar que o vazamento de urina quando tossir, quando faz exercícios, quando se movimentar para pegar alguma coisa ou até mesmo rir. Você também poderá experienciar mais inchaços durante este período e suar bastante devido ao aumento da sua temperatura corporal basal.
Com o aumento do tamanho do seu bebê, você poderá encontrar certas dificuldades para respirar. Isso acontece porque o aumento do tamanho do útero pressiona o diafragma, dificultando que o seu pulmão se encha completamente de ar.
O seu corpo instintivamente nutre e protege o seu bebê enquanto ele está dentro de você. No entanto, após o nascimento, você terá que desenvolver essas habilidades. Portanto, pense na possibilidade de você se inscrever para aulas de parto de seu centro comunitário local ou hospital para aprender sobre temas como trabalho, as opções para alívio da dor, o que esperar depois do parto, problemas comuns em bebês, amamentação materna e amamentação artificial. Após o curso certamente você se sentirá mais confiante, especialmente se você está sendo mãe pela primeira vez.

Gravidez - 27ª semana

Desenvolvimento fetal - 27 semanas de gravidez

Escrito para o BabyCenter Brasil
Desejar ao bebê que "sonhe com os anjinhos" nesta fase não chega a ser besteira. Há especialistas que acreditam que os bebês começam a sonhar por volta da 28a semana de gravidez. Com o que eles sonham? Ninguém sabe ao certo. Veja detalhes na figura abaixo e continue a ler. 

Passe o cursor sobre as palavras sublinhadas para ver mais informações.



27 Semanas

 





O cérebro também está bastante ativo esta semana. Os sulcos característicos da superfície cerebral começam a aparecer, e mais tecido cerebral se desenvolve. 

A gravidez por dentro: Veja num vídeo em 3D como o bebê cresce no segundo trimestre da gestação.Confira.
Se você sentir movimentos ritmados dentro da sua barriga, pode ter certeza de que são soluços, comuns esta semana e ao longo de toda a gravidez. Seu bebê soluça mesmo respirando líquido amniótico, e não ar. As crises de soluço não costumam durar muito tempo, e a sensação pode ser estranha, mas é mais engraçada que desagradável. 

Seu útero já chega até a caixa torácica, o que explica a eventual falta de ar que você pode estar começando a sentir. 

A partir de agora você se sente mais pesada, e nos últimos três meses da gravidez pode sofrer alguns outros incômodos como cãibrasnas pernas, hemorróidasvarizes e coceira na barriga. 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Faz diferença???? Diga não ao aborto!





Uma mulher chega apavorada no consultório de seu ginecologista e diz:
- Doutor, o senhor terá que me ajudar num problema muito sério… Este meu bebê ainda não completou um ano e já estou grávida novamente. Não quero filhos em tão curto espaço de tempo, mas num espaço grande entre um e outro…
O médico então perguntou: Muito bem. O que a senhora quer que eu faça? A mulher respondeu:
- Desejo interromper esta gravidez e conto com a sua ajuda. O médico então pensou um pouco e depois de algum tempo em silêncio disse para a
mulher
- Acho que tenho um método melhor para solucionar o problema. E é menos perigoso para a senhora. A mulher sorriu, acreditando que o médico aceitaria seu pedido.
Ele então completou: Veja bem minha senhora, para não ter que ficar com dois bebês de uma vez, em tão curto espaço de tempo, vamos matar este que está em seus braços. Assim, a senhora poderá descansar para
ter o outro, terá um período de descanso até o outro nascer. Se vamos matar, não há diferença entre um e outro. Até porque sacrificar este que a senhora tem nos braços é mais fácil, pois a senhora não correrá
nenhum risco…
A mulher apavorou-se e disse: Não doutor! Que horror! Matar um criança é um crime.
- Também acho minha senhora, mas me pareceu
tão convencida disso, que por um momento pensei em ajudá-la. O médico sorriu e, depois de algumas considerações, viu que a sua lição surtira efeito. Convenceu a mãe que não há menor diferença entre matar a criança que nasceu e matar uma ainda por nascer, mas já viva no seio materno.

O CRIME É EXATAMENTE O MESMO!! Se gostou, repasse. Juntos podemos salvar uma vida!

Você sabe desde quando Deus te ama?

DESDE O VENTRE DA TUA MÃE!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Calor

Affffff, eu não acreditei quando me disseram que eu ia sentir muito calor quando o verão chegasse.
Pois é, eu uma soteropolitana morando em Curitiba estou praticamente desfalecendo por conta do calorzão.
O engraçado é que meu marido que sentia mais calor que eu está conseguindo levar numa boa, enquanto que eu sofro horrores na hora de dormir. Eu digo horreres, porque além de sentir muito calor, é difícil achar uma boa posição pra dormir.
Se eu deito de barriga pra cima, logo a respiração fica ruim, meu nariz entope e não sei o que acontece vem aqueles engasgos súbitos.
Se eu deito do lado direito, a Anna Luísa reclama e começa a chutar.
Se eu deito do lado esquerdo, o incômodo é exatamente a respiração de maridex junto com a minha, o que aumenta ainda mais o calor.
Para se ter uma idéia, eu tomo banho na hora de dormir, não me seco e deito com o roupão. Lá pelas tantas já estou sem roupão, sem cobertas e ainda assim derrentendo de calor.
A única coisa que me alegra é que às vezes sempre tem uma queda de temparatura aqui em Curitiba aí ameniza um pouco.
Ainda bem que daqui a pouco chega o outono e já melhora, porque com esse calorzão e um barrigão desses, "não é brinquedo não".

Emoção: música na gestação

Música na gestação

Recado às grávidas: som na caixa! Continuem ouvindo música sem achar que isso possa fazer mal ao seu bebê. Música durante a gestação faz bem para mamãe e ao queridinho.
Um estudo realizado em Taiwan, uma República a China, indicou que as gestantes que escutaram trinta minutos de música todos os dias durante duas semanas reduziram, e muito, os sintomas de depressão, estresse e ansiedade em comparação às gestantes que somente fizeram o pré-natal sem a intervenção da música.
O estudo selecionou diferentes tipos de músicas às mamães grávidas: música clássica, sons da natureza, canções infantis chinesas e canções de ninar. Todas elas surtiram efeito altamente positivo, aumentando também a atividade cerebral do bebê e fortalecendo o vínculo com a mãe.
Isso não significa que as mamães brasileiras tenham que começar a escutar música chinesa. Ainda bem! As mamães devem escutar música que as deixe bem, harmonizando o contato com o bebê e que a "desligue" por instantes do mundo.
Faça um teste: repita músicas gostosas de ouvir. Quando o bebê nascer, volte a cantarolar as mesmas canções da fase de gravidez. Seu filho vai ter a sensação de que já ouviu esse som “de algum lugar”. O semblante no rosto pode deixar nítida essa impressão.
Espertinho - O bebê já percebe os sons desde a 20ª e 21ª semana de gestação. Ele já ouve a mamãe conversar e cantar. As mamães podem até perceber se o som agradou ou não seu bebê dependendo se o pequeno ficou mais agitado ou tranqüilo na sua barriga. Lógico que rock pesado não seria o mais aconselhado ao pequeno.
Outros estudam indicam que uma música que a mamãe escute durante a gestação com freqüência e seja prazerosa e agradável faz com que o bebê, mesmo após o nascimento, ao ouvi-la a reconheça e se tranqüilize com o som que também já o agrada.
Existem profissionais de musicoterapia que podem ajudar ainda mais as mamães que querem fazer da música sua terapia durante a gestação. Em algumas clínicas de São Paulo, músicos são convidados (apenas voz e violão) enquanto a mamãe faz a ultrassonografia. Pelas imagens, a mãe vê seu filho curtindo as musiquinhas tocadas pelo músico. Bem interessante.
Como já vimos, é uma terapia válida e eficiente tanto para as mamães quanto para os bebês.

Dicas
A música deve agradar a mamãe. Não adianta colocar uma música clássica só porque dizem que é bom. Se a gestante não gosta, não será prazeroso nem benéfico. Pode-se aprender a gostar de estilos musicais diferentes.
Não precisa aumentar demais o som da música achando que o bebê não escutará lá dentro da barriga. O líquido amniótico é um bom condutor de som.
O bebê se sente realmente mais tranquilo quando escuta o som da voz da mamãe que é a primeira a ser reconhecida. Por isso, cante e converse muito com o pequeno dentro da sua barriga e fora também.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Gravidez - 26ª semana

26 Semanas de Gestação – Gravidez semana a semana

26 semanas de GestaçãoVocê está completando 26 semanas de gravidez e logo estará indo para o seu terceiro trimestre de gestação. Dá para acreditar? Alguns meses atrás você estava com a sua barriga totalmente normal e agora está praticamente do tamanho de uma bola de futebol. Realmente, isto é algo extraordinário e sem explicação, mas sem dúvida é uma das sensações mais realizadoras que uma mulher pode vivênciar. A sensação de ser mãe.
Esta semana será uma semana bastante agitada, começando pelas atividades do seu bebê. Ele fará muito mais movimentos do que nas semanas anteriores. Além disso, outros afazeres como por exemplo ir às compras, devem estar ocupando bastante do seu tempo e deixando você um pouco cansada.
Além de uma semana agitada, também será uma semana cheia de novidades para você a para o seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Durante esta semana o seu bebê continua a se desenvolver rapidamente. Neste momento ele pode estar medindo 24 cm de comprimento e pesando algo em torno de 910 gramas. Logo ele estará completando 1kg.
Durante este período o seu bebê passa a maior parte do tempo dormindo. No entanto, ele está dando duro se preparando para a vida fora do útero.
As suas unhas, sobrancelhas e os cílios estão crescendo cada vez mais, e esse processo de crescimento se estenderá durante a vida toda.
A pele do seu bebê, que alguns meses atrás era translúcida a ponto de ser possível enxerga através de sua pele, está se tornando enrugada e ganhando uma coloração rosada. Além disso, o seu bebê continua a desenvolver uma camada gordurosa em volta de seu corpo que irá protegê-lo durante o parto.
Os pulmões continuam a amadurecer com o desenvolvimento de sacos aéreos e também começam a produzir uma substância chamada surfactante. Essa substância ajudará o seu bebê a respirar fora do útero. Por falar em respiração, o seu bebê começará a inspirar pequenas quantidades de líquido amniótico durante este período.
Alguns dos reflexos que o seu bebê desenvolve durante este período é o reflexo de sucção de lábio, uma vez que começa a chupar os seus pequenos dedinhos. O reflexo surpresa também será desenvolvido, uma vez que o seu bebê começará a reagir aos barulhos externos, assim como se estivesse tomando um susto. No entanto, com o atual conforto da vida humana esse instinto não é tão necessário como foi para os nossos antepassados.
Chances de sobreviver: A cada dia que se passa, as chances de sobrevivência do seu bebê caso ele nasça, aumentam cada vez mais. Caso ele nasça neste período ele terá de 70 a 80 por cento de chance de sobreviver.
No vídeo abaixo você poderá conferir em detalhes outras novidades que acontecerão durante esta semana. Confira:

Alterações no seu corpo

Durante esta semana você pode sentir desconforto devido à indigestões ou azias, o que de fato é comum nesta fase. A razão para isto acontecer é que durante a gravidez, a progesterona retarda o esvaziamento do estômago, com o objetivo de permitir que o bebê absorva mais nutrientes. Além disso, o seu útero em expansão também pode colocará pressão extra sobre seus intestinos, causando azia e indigestão.
Você pode estar encontrando dificuldades para dormir. Encontrar uma posição confortável para dormir pode estar sendo um missão impossível. Todo o tempo gasto indo da cama para a cozinha e da cozinha para o banheiro devem estar atrapalhando as suas noites de sono. Para evitar esse tipo de incomodação, procure certificar-se antes de dormir de satisfazer todas as suas necessidades, e ao se deitar esteja sempre acompanhada de uma almofada confortável.
Os seus hormônios continuam a mudar à medida que você se aproxima do final do segundo trimestre. Devido isso acontecer, as dores de cabeça podem vir a se tornarem mais freqüentes. Por isso, peça ao seu médico com antecedência, um remédio para dor de cabeça que não tenha contra-indicações para gestante, pois caso elas venham a ocorrer você tenha que a agüentar as dores.
Você também pode começar a sentir as contrações de Braxton Hicks regularmente. Essas contrações são indolores, mas a sensação é igual a cólica menstruação, e ocorrem em intervalos irregulares. As contrações de Braxton Hicks são uma maneira de preparar o seu útero para o trabalho de parto.
Grávida de gêmeos: Se você está grávida de gêmeos provavelmente terá mais contrações de Braxton Hicks que mulheres que estão grávidas de apenas um bebê.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Presentinhos da Anna Luísa

A Anna Luísa já ganhou muitos presentinhos, eu não tirei fotos de todos porque minha máquina está quebrada, mas como minha sobrinha estava aqui e não parava de tirar fotos da barriguinha, ela tirou fotos dos presentes que a titia Elizete de sampa mandou pra pequena princesa.

Olha que lindos:







Ai, é tão bom ganhar presentes! Nem ligo que não sejam pra mim, rsrs, na verdade eu prefiro mesmo é que mimem minha princesa. É como dizem: Ganha-se a mãe, amando os filhos. rsrs

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Lei do acompanhante, vamos fazer valer esse direito!

Meninas, acompanhando o fórum do E-familynet, vi que alguns hospitais não autorizam acompanhantes no momento em que mais precisamos: o parto.

Há uma lei que nos dá o direito de termos acompanhamento durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto, seja em hospitais públicos ou privados.

Segue a lei e um artigo detalhado:
Links: http://www.partodoprincipio.com.br/lei_introducao.html ehttp://www.partodoprincipio.com.br/lei_denuncie.html

Introdução

Acompanhante no parto
Todas nós temos direito!

O parto é considerado um momento muito significativo e importante para muitas mulheres. E nesse momento, não precisamos ficar sozinhas. Temos o direito de ter um acompanhante de nossa livre escolha durante a internação. É o que diz a Lei 11.108, de abril de 2005:

Lei Federal nº 11.108, de 7 de abril de 2005
Art. 19-J. Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
§ 1o O acompanhante de que trata o caput deste artigo será indicado pela parturiente.
O Ministério da Saúde lançou uma portaria para regulamentar essa lei. Define como “pós-parto imediato” o período de 10 dias após o parto e dá cobertura para que o acompanhante possa ter acomodação adequada e receber as principais refeições.

Portaria nº 2.418 do Ministério da Saúde, de 2 de dezembro de 2005

Regulamenta, em conformidade com o art. 1º da Lei nº 11.108, de 7 de abril de 2005, a presença de acompanhante para mulheres em trabalho de parto, parto e pós-parto imediato nos hospitais públicos e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS.
Art. 1º Regulamentar, em conformidade com o art. 1º da Lei nº 11.108, de 7 de abril de 2005, a presença de acompanhante para mulheres em trabalho de parto, parto e pós-parto imediato nos hospitais públicos e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS.
§ 1º Para efeito desta Portaria entende-se o pós-parto imediato como o período que abrange 10 dias após o parto, salvo intercorrências, a critério médico.
§ 2º Fica autorizada ao prestador de serviços a cobrança, de acordo com as tabelas do SUS, das despesas previstas com acompanhante no trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, cabendo ao gestor a devida formalização dessa autorização de cobrança na Autorização de Internação Hospitalar - AIH.
§ 3º No valor da diária de acompanhante, estão incluídos a acomodação adequada e o fornecimento das principais refeições.
Art. 2º Os hospitais públicos e conveniados com o SUS têm prazo de 6 (seis) meses para tomar as providências necessárias ao atendimento do disposto nesta Portaria.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
O prazo para adequação dos hospitais terminou em junho de 2006!

Apesar de existirem interpretações de que essa Lei seria válida apenas aos serviços públicos de saúde através da citação: “... no âmbito do Sistema Único de Saúde”, de acordo com a Lei que rege o SUS (Lei 8.080 de 1990), esse direito é válido para todos os atendimentos independente da fonte de financiamento. O SUS engloba os serviços de saúde executados por pessoas naturais ou jurídicas, de direito público ou privado.

Lei 8.080 de 1990
DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

Art. 1º Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado.

A cada ano, o governo libera mais de 29 milhões de reais para custear a “Diária de acompanhante para gestante com pernoite”, de acordo com a Portaria nº 1.280 de junho de 2006.


Para os atendimentos realizados no setor privado, pelos planos de saúde, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) acrescentou a cobertura do acompanhante ao rol de procedimentos e eventos em saúde na RN 167 em 2008, que foi substituída pela RN 211 em 2010. Os planos de saúde devem dar cobertura ao acompanhante, isso é o BÁSICO de TODOS os Planos Hospitalares com Obstetrícia.

Resolução Normativa nº 211 da ANS, em 11 de janeiro de 2010
Do Plano Hospitalar com Obstetrícia
Art. 19. O Plano Hospitalar com Obstetrícia compreende toda a cobertura definida no artigo 18 desta Resolução, acrescida dos procedimentos relativos ao pré-natal, da assistência ao parto e puerpério, observadas as seguintes exigências:
I – cobertura das despesas, conforme indicação do médico assistente e legislações vigentes, relativas a um acompanhante indicado pela mulher durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, conforme assegurado pela Lei 11.108, de 7 de abril de 2005, ou outra que venha substituí-la;

Independente se seu plano de saúde é do tipo Quarto Coletivo ou Quarto Privativo, o plano de saúde deve cobrir o fornecimento de refeições (de acordo com a rotina de cada hospital), a acomodação adequada e a roupa esterilizada caso seja necessária. A cobrança de taxas para a entrada do acompanhante no parto é ILEGAL.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou em junho de 2008 uma resolução que regulamenta o funcionamento dos Serviços de Atenção Obstétrica e Neonatal.


Resolução da Diretoria Colegiada nº 36 da ANVISA, em 3 de junho de 2008
9. PROCESSOS OPERACIONAIS ASSISTENCIAIS
9.1 O Serviço deve permitir a presença de acompanhante de livre escolha da mulher no acolhimento, trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
Nessa resolução da ANVISA, além de reafirmar o direito à presença do acompanhante no parto, também estabelece parâmetros para o funcionamento dos serviços que prestam atendimento a partos e nascimentos. Dentre os temas abordados, contém informações sobre como deve ser a estrutura física, sobre prevenção e controle de infecção para trabalhadores, mulheres e seus acompanhantes, sobre biossegurança, entre outros.

Toda mulher tem direito a um acompanhante de sua livre escolha durante o seu pré-parto, parto e pós-parto imediato, nos serviços públicos e particulares de assistência à saúde.

Apesar de tantas leis, portarias e resoluções, muitos hospitais e maternidades ainda não permitem a entrada de acompanhantes no parto.

Se você foi impedida de ter um acompanhante durante o nascimento do seu filho(a), DENUNCIE!

Envie suas dúvidas para leidoacompanhante@partodoprincipio.com.br"
 



Vamos fazer valer os nossos direitos!